Para mostrar quais são seus produtos e segmento, uma loja de roupas usa a vitrine para expor algumas peças disponíveis. Um portfólio de fotografia tem essa mesma função para os profissionais da área, já que o material serve de amostra do trabalho e também do seu estilo.

Quando o objetivo é profissionalizar-se, reunir exemplos de fotografias produzidas ao longo dos anos deve ser uma das primeiras atitudes. Afinal, trabalhamos com algo que é totalmente visual e criativo. Veja, a seguir, 5 passos para construir o seu primeiro portfólio de fotografia.

1. Entenda a função do portfólio de fotografia

Como disse, o portfólio funciona como uma vitrine do seu trabalho. Por meio, dele é possível divulgar seus serviços de uma maneira mais organizada e sistemática. Imagine a seguinte situação: você está atendendo um casal que pretende se casar no próximo ano.

Eles pedem para ver suas fotos, mas você não tem amostras publicadas em lugar algum e nem mesmo impressas. Por isso, precisa gastar um tempo procurando no HD as melhores imagens para mostrar aos noivos — em meio a centenas ou milhares de fotos.

O portfólio de fotografia serve, inclusive, como uma poderosa ferramenta de marketing. Esse conjunto de imagens pode valorizar o seu trabalho e transmitir mais credibilidade aos futuros clientes. Para quem está começando, vale a pena convidar pessoas conhecidas para uma sessão gratuita de fotos, que servirá como portfólio futuramente.

2. Decida pelo online ou impresso [ou ambos]

Uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitos fotógrafos: portfólio online ou impresso? Aqui, é preciso colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um, pois ambos têm benefícios preciosos, mas demandam gastos que devem ser analisados.

Construir um portfólio na internet é mais barato, mas também exige organização e um bom layout. É possível publicar nas redes sociais ou em sites voltados à fotografia, como o Flicker. Mas ficar refém de plataformas de terceiros é um grande risco, visto que elas podem deixar de existir um dia.

O mais recomendado – e que exige um investimento maior – é montar um site próprio. É como ser dono da própria loja e ter o seu próprio endereço. Ninguém vai tirar isso de você.

Já o impresso tem um custo maior, que envolve a diagramação e o investimento junto à gráfica ou encadernadora. Por outro lado, o contato dos seus clientes com um álbum de amostra pode render boas experiências e um contrato fechado pessoalmente.

3. Deixe claro o seu foco ou direcione

Um bom portfólio de fotografia é aquele que mostra o seu melhor lado, os seus melhores trabalhos. Por isso, focar no estilo que mais gosta ou que deseja divulgar é um ato inteligente. Por exemplo: muitos fotógrafos fazem aniversários infantis e casamentos, mas o foco é o segundo segmento. Dessa forma, seu site só mostra trabalhos voltados a casais.

Outra opção é elaborar diferentes portfólios, cada qual voltado ao seu público-alvo. Um para gestantes, outro para noivos e um comercial (fotos publicitárias). Assim, você evita que aquele cliente interessado em fotografia de comida tenha contato com trabalhos de outras áreas.

4. Faça uma seleção fina do seu trabalho

Muitas vezes, temos vontade de publicar todas as fotos de um trabalho. Antes de tomar tal atitude, é necessário analisar se as imagens são realmente impactantes, dignas de estarem no seu portfólio. Sabemos que um ensaio ou um evento NUNCA terá fotos 100% impactantes.

Isso não significa que as imagens não estejam boas. Na realidade, o portfólio é passível de edição, ou seja, nós temos o poder de escolher o que queremos transmitir do nosso trabalho. Já que é assim, tudo deve funcionar a nosso favor, certo?

Portanto, faça uma seleção fina das suas fotografias. Se for preciso, escolha e depois selecione novamente até chegar às imagens marcantes. Dê preferência para as produções premiadas e sessões que transmitiram seu sentimento mais profundo enquanto fotógrafo.

Outro detalhe interessante é avaliar se seu trabalho é mais bem visto quando há uma série de fotografias ou por imagens individuais. Os ensaios fotográficos (gestantes, casais, crianças etc) e festas familiares (aniversários e casamentos) têm uma história e um contexto que merecem ser mostrados em sequência. Já a fotografia comercial tende a ser unitária.

5. Pense na quantidade e organização

Sim, a ordem em que as imagens são apresentadas faz diferença em um portfólio de fotografia. Depois de escolher suas melhores fotos, tente colocá-las em uma ordem que faça sentido e que desperte a atenção do cliente logo no começo.

Essa hierarquia dos trabalhos é importante para guiar as pessoas e tornar a experiência do seu futuro cliente ainda melhor. Lembrando que ninguém dispõe de tanto tempo para ver centenas de fotos. Por isso, tenha cuidado com a quantidade — menos é mais (clichê, mas verdade!).

Além desses passos, é importante dizer que seu portfólio deve sempre ter os seus contatos. Imagina se alguém acessar seu site, amar as suas fotografias e o seu estilo, mas não saber como falar com você? Assim, todo o trabalho vai por água abaixo.

Portanto, todos os canais de contato devem estar disponíveis no seu portfólio de fotografia, seja ele virtual ou impresso. Quer ter acesso a mais dicas? Assine a newsletter e receba conteúdos novos diretamente em seu e-mail!