Você já sabe que a carreira na fotografia tem um caráter autônomo. Isso quer dizer que o sucesso vai muito além do talento para a produção de imagens impactantes. Existem passos que você deve dar para separar o amadorismo de uma carreira de sucesso como fotógrafo profissional.
Trabalhar por conta própria é o sonho de muitas pessoas que valorizam o esforço individual. Fazer as coisas a nosso modo é uma das melhores partes. Entretanto, nem tudo são flores na vida do fotógrafo de sucesso, pois ele não terá de ser apenas um profissional de aplica técnicas refinadas para a produção das imagens. Terá de ser, também, um ótimo empreendedor.
Confira, abaixo, o passo a passo para deixar o amadorismo para trás e deslanchar seu trabalho como um fotógrafo. Vamos juntos!
#1. Formalize seu negócio – seja MEI
O MEI (Microempreendedor Individual) costuma ser a melhor opção de formalização para um fotógrafo em início de carreira. Isso porque o processo de registro é bem simples, podendo ser feito inteiramente pela internet, no Portal do Empreendedor.
Os impostos são pagos em um único boleto. Os valores são baixos e fixos: 5% do salário mínimo vigente, destinado ao INSS e R$ 5 destinado ao município. O MEI não pode faturar mais de R$ 60 mil por ano (a partir de 2018, o valor máximo passará a ser de R$ 81 mil). Esse limite é razoável para o início de carreira, não é mesmo?
As vantagens da formalização é poder contribuir para ter direito à aposentadoria, auxílio maternidade, além de poder emitir notas fiscais (exigidas pelos clientes corporativos) e ter um funcionário registrado. Empréstimos e aberturas de conta como pessoa jurídica também são situações vantajosas para o profissional formalizado.
#2. Invista em marketing
Os clientes não chegam até você por um passe de mágica. Eles escolhem o profissional não apenas pela qualidade da fotografia produzida, mas também pela imagem transmitida a partir de um contato inicial, seja pessoalmente em seu escritório ou por meio de peças de propaganda.
Investir em marketing é fundamental para o fotógrafo que almeja o sucesso na carreira. E quando tocamos nesse assunto, vale lembrar que é necessário separar o pessoal do profissional, mas é impossível desvencilhar a imagem de um do outro.
Portanto, além de cuidar da imagem da sua empresa e divulgar de maneira eficaz o seu trabalho, não descuide da maneira como sua vida pessoal é vista pelos clientes.
#3. O fotógrafo precisa estar no meio digital
Hoje, é fundamental um fotógrafo usar as ferramentas digitais que estão disponíveis na internet. O primeiro contato com um cliente é quase sempre feito por e-mail, mensagens de WhatsApp ou pelas redes sociais.
Entretanto, perfil e página no Facebook e no Instagram não bastam para uma presença digital satisfatória. É necessário investir no portfólio online divulgado por meio de um site. Além disso, produzir conteúdos que “vendam o seu peixe” é fundamental.
#4. Aprenda a lidar com as finanças da empresa
A parte financeira é o calcanhar de Aquiles da maioria dos empreendedores. Mas é também a área que, quando gerida de maneira eficiente, permite o crescimento do negócio e o investimento na qualidade de vida.
Lidar com o dinheiro não é mesmo uma tarefa simples. É necessário estabelecer metas de faturamento ao mesmo tempo em que os custos devem ser cortados sem comprometer a qualidade do trabalho. Você deve estabelecer quanto quer ganhar por mês e precificar o trabalho de acordo com o que almeja receber.
Quantos clientes serão necessários? Para quais trabalhos? Essas são as principais perguntas que deverão ser respondidas.
#5. Entenda muito sobre atendimento ao cliente
Saber se relacionar com o cliente é algo que pode ser desenvolvido por qualquer profissional. Há pessoas que têm mais facilidade com esse processo. Outras, nem tanto. Mas com dedicação e uso de algumas técnicas, tudo fica mais fácil.
O fotógrafo precisa saber se relacionar desde o primeiro contato até a conclusão do trabalho e entrega das fotos. No primeiro contato, é a hora da descoberta do trabalho – todas as dúvidas têm de ser esclarecidas. Durante as fotos, cuide para que tudo o que foi combinado seja entregue. Já na na conclusão, é hora de se dedicar ao pós-venda, assim como em qualquer empresa.
Mimos para o cliente sempre trazem resultados, afinal, todo mundo adora receber algo além do que foi acertado. Se tudo tiver sido feito com qualidade, você conquista um promotor do seu trabalho.
Os cinco passos abordados neste texto são ações fundamentais para qualquer fotógrafo que pretenda ser um profissional bem sucedido. Há muitas outras questões que precisam ser abordadas mais a fundo, como o marketing para fotógrafos, a gestão da carreira e dos negócios, além das técnicas mais ou menos populares para a produção de belas imagens.
Mas esses são temas para outro momento.
Espero de verdade que você tenha gostado deste conteúdo e que ele faça a diferença em seu dia a dia! E para não perder nenhum post, se inscreva em minha newsletter!
Deixar um comentário