A Fotografia Documental de Família, apesar de ser um termo novo no âmbito comercial da fotografia, já existe há muito tempo. Vários fotógrafos profissionais já documentaram a sua própria família. Alguns deles já até mesmo publicaram livros e fizeram exposições como os famosos fotógrafos Sally Mann e Alain Laboile.

A fotografia documental de família está cada vez mais conhecida como mais uma opção dentro da categoria fotografia de família. Já temos alguns termos reconhecidos como retratos de família, ensaios, lifestyle e agora o tal do documental.

Afinal, o que é fotografia documental de família?

A fotografia documental de família consiste basicamente em registros sem direção, registros autênticos da vida de uma família. O intuito é criar histórias reais em imagens que com o passar do tempo ganharão cada vez mais valor. Um registro visual e verdadeiro da família que através da fotografia revela quem eles são como pessoas e família.

Se você prefere não dirigir pessoas e deixar o momento e as coisas acontecerem naturalmente, a fotografia documental é perfeita para você. Você vai precisar aguçar sua percepção visual, auditiva e todos os sentidos disponíveis. Porque os bons momentos capturados não são feitos com sorte, são feitos com muito preparo e antecipação.

eBook 10 dicas para uma boa Fotografia Documental de Família

fotografia documental de famíliaPara dividir um pouco mais da minha experiência fotografando o cotidiano e até férias de famílias por todo o Brasil, escrevi um eBook com 10 dicas que considero essenciais para que você possa ter uma boa fotografia documental de família.

Ao escrever pensei nas atitudes, percepções e técnicas que me levaram a fazer cada uma das fotografias que tenho. Quero que com esse eBook você possa compreender um pouco mais do que envolve por trás de cada fotografia e como aplicar isso no seu trabalho.

O eBook é grátis e você pode ter acesso a ele aqui!