No primeiro artigo eu expliquei detalhadamente porque mudei da Canon 5D MKIII para Nikon D750.
Nesse artigo compartilho como uso hoje a minha Nikon D750 para fotografar casamentos, famílias e partos.
MINHAS CONFIGURAÇÕES PERSONALIZADAS DA NIKON D750
Eu configurei minha D750 muito próxima do que eu já usava na 5DIII, apenas mudando alguns ajustes necessários e aproveitando o que ela tem de melhor.
Opção no Dial U1: uso configurado para fotografar com flash. Assim, sempre que precisar usar o flash eu apenas mudo para esta opção. O foco no Dial U1 fica configurado para modo simples para que o assistente de luz infravermelho seja acionado.
Opção no Dial U2: uso configurado para usar sem flash no modo prioridade de abertura com minhas configurações padrões que uso normalmente, conforme abaixo.
- Prioridade de abertura – AV
- Foco: AFC S (Quando quero usar a luz assistente de foco mudo para AFS)
- ISO automático: Mínimo 100, Máximo 12800, Velocidade mínima 1/160s
- Revisão de imagem desligado
- Nome do arquivo: DP1 para o corpo 1 e DP2 para o corpo 2.
- Slot: Backup em RAW nos dois slots
- RAW: Lossless Compressed, 12 bit. Usa menos espaço sem perder qualidade
- Color Space: Adobe
- a5 – Focus Point Ilumination – ON – o ponto de foco vai sempre piscar em vermelho quando pressionado
- a6 – Focus Point wrap-around – ON – permite levar o cursor do foco de um lado ao outro
- a7 – Number of Focus Points – AF51
- a8 – Store points by orientation – On – permite que o ponto de foco quando a câmera está na vertical ou horizontal permaneça na posição marcada. Muito útil para quando se quer manter o ponto de foco nos olhos na posição vertical.
- a9 – AF Asset Lamp – OFF – não gosto da distração de uma luz auxiliar
- b3 – Easy Exposure Compensation – ON – você não vai precisar mais apertar o botão de Compensação de exposição quando precisar mudar o valor.
- c1 – Botão AE-L Shutter-release – ON – trava a exposição quando pressionado meio botão de disparo
- d1 – Beep – OFF – obviamente desligado para não ter barulho
- d6 – File Number Sequence – ON
- d7 – Viewfinder grid display – ON
- f1 – Botão OK – Modo de reprodução – Zoom Ligado/Desligado 1:1 (100%) ajuda na hora de rever uma foto e verificar se está focada corretamente.
- f2 – Atribuir o botão Fn – Escolher Área da Imagem (FX)
- f3 – Atribuir o botão de previsão – Pressionar + Discos de Comando – Meu Menu
- f4 – Assign Ae-L/AF-L button – AF-ON usar o botão de foco atrás
- f7 – Liberar trava sem cartão – LOCK – evita que você fotografe sem cartão
- f9 – Atribuir botão gravação de vídeo – ISO
- Meu Menu: 1) Informações da bateria, 2) Wi-Fi, 3) Fuso horário e data, 4) ISO
Para facilitar a sua busca e estudo do manual da câmera, recomendo esse site: http://www.manualslib.com/manual/912736/Nikon-D750.html
Como é possível salvar as configurações da câmera e carregar em outro corpo, vou deixar aqui meu arquivo do jeito que está configurada a minha.
Salve esse arquivo no seu cartão SD, insira na câmera e vá até o Menu. No Menu de Configuração, selecione a opção Salvar/Carregar Configurações para recuperar o arquivo salvo no SD. Pronto! Agora é só renomear as iniciais dos nomes dos arquivos que eu configurei para DP1 e mudar a informação de autor da foto para o seu nome.
Se você usa outro tipo de configuração e gostaria de compartilhar, comente abaixo.
Quero ressaltar sua humildade em compartilhar com todos dicas tão valiosas… Não é todo dia que vemos fotógrafos assim.
Muito top o post Renato. Eu tb migrei pra D750 bem no inicio em meio a incertezas ainda por ser uma camera recem chegada ao mercado e hj sou grato a escolha certa. Bom tb vc compartilhar tanto conhecimento valioso esta de parabens!!!
Você fez certo de ter migrado para a Nikon. A canon é um pé no saco com a questão de perder fotos desfocadas. Sei que para você isso não é importante, mas é porque não usa uma simples 70d cropada… Ainda se fosse borrão bonito… É é foda você buscar foco gravado, na tela parecer superb, mas ao abrir no pc… uh! vontade de chorar… até mesmo as compactas domésticas não fazem isso… coisas que só a canon faz por você… De todos que converso e usam Canon reclamam disso. Além de, usualmente as nikon terem range dinâmico maior, profundidade de cor, etc…
Como fotografia hoje ainda é hobby pra mim, fico de Canon. Mas com certeza migraria para a Nikon também. Na verdade, eu iria para a Sony que está trucidando a Nikon e Canon em qualidade de imagem. O ponto negativo é indisponibilidade de lentes e acessórios.
Acho que você deveria aprender a usar seu equipamento. Eu uso uma 70D sem problemas.
Achei muito bacana isso, porém eu tenho duas dúvidas, a primeira é: Por quê você usa a abertura mínima de 1/160, você tem algum problema com firmeza nas mãos ou é por algum outro motivo?
A segunda é: Você usa ISO auto e configura uma range? E você nunca teve problemas com a câmera jogar mais ou menos ISO do que deveria? Ela aguenta tranquilamente 12k?
Abraço.
Uso iso auto. Algumas vezes pode jogar pra mais, mas com a compensação de exposição resolvo isso!
Ola poderia recolocar o arquivo novamente da sua configuração para não utilizar o flash ? obrigada
O link foi atualizado!
Alguém sabe dizer até quanto posso aumentar o ISO da D750 com flash para não granular a foto e assim não sobrecarregar o flash?