Por que eu mudei da Canon 5D III para a Nikon D750?
É interessante como um simples post no Facebook sobre minha mudança de Canon para Nikon gerou tanto interesse entre os fotógrafos. É sempre uma expectativa muito grande do por quê da mudança de uma marca ou mesmo modelo de câmera. Eu mesmo tenho essa curiosidade quando um amigo ou colega muda de equipamento. É interessante entender o outro ponto de vista. E por isso estou aqui compartilhando o meu com você.
Depois de 8 anos fotografando com equipamentos Canon, agora I am Nikon. Todos nós fotógrafos sabemos da dificuldade e complexidade que envolve uma troca de marca. Não é somente a câmera. Envolve as lentes, flash, baterias, algumas vezes cartões e outros acessórios que eram especificamente para aquela marca, como os rádios flash, por exemplo, dentre tantos outros mais. Além do aspecto financeiro há todo um processo de adaptação no que envolve essa troca.
Em 2013 tive a oportunidade de recomeçar usando a marca que eu quisesse, comprando tudo do zero. Na época eu buscava uma substituição para minha 5D II. A decisão naquele momento foi entre a Canon 5D III e a Nikon D800.
A 5DIII foi minha opção por conta do alto ISO e também por possuir menos megapixels. A D800, um modelo mais voltado para a fotografia publicitária, com seus 36 megapixels produziria arquivos gigantescos e desnecessários para o meu trabalho como fotógrafo de casamento e família. Isso implicaria na compra de cartões mais rápidos e de maior capacidade (naquela época um Sandisk CF 32Gb de 160Mb/s custava US$150 cada), além do armazenamento físico nos HDs, maior processamento do computador e maior tempo de transferência dos arquivos para backup e trabalho. O arquivo RAW reduzido da D800 não supria minhas necessidades.
Agora minha troca veio por conta de um sensor com qualidade superior, o AF muito mais rápido e preciso e uma câmera que tivesse o segundo slot do cartão de memória tão rápido quanto o primeiro. Para minha surpresa os aspectos positivos foram muito além desses três pontos principais e minha adaptação foi muito bem obrigado!
Por anos ouvi de meus amigos e colegas nikonzeiros se vangloriando do rápido foco das câmeras Nikon. Enquanto eu sofria com o lento foco da Canon 85mm 1.2L, os nikonzeiros estavam sorrindo usando sua Nikon 85mm 1.4. Minha alternativa foi usar a Canon 85mm 1.8 que era mais rápida que a incrível mas sofrível 85 1.2L.
Li em alguns reviews e tive o feedback de alguns amigos fotógrafos que usavam a D750 que essa era a câmera perfeita para o fotógrafo de casamento. Eu estava tão acomodado com a minha Canon que eu não queria mudar. Conheço de cabo a rabo os controles e minha configuração personalizada me proveu sempre muita agilidade para registrar rapidamente o que eu quisesse. Mas a Nikon fez uma excelente câmera e que exatamente nesse aspecto me surpreendeu muito.
Antes de continuar, quero deixar claro que este não é um review técnico das duas câmeras. Você vai encontrar muita informação sobre elas no site dpreview.com. Estou compartilhando aqui o que funcionou e o que não funcionou pra mim. Meu estilo de fotografar e o que eu busco num equipamento pode ser diferente pra você.
Esse review é baseado na minha experiência e necessidade como fotógrafo documental de casamento e família. Tenha isso em mente que o que menciono aqui é direcionado para esses fotógrafos.
Meu equipamento base para fotografar casamento
Antes, com Canon:
Canon 5D MKIII (2 corpos)
Canon 24mm 1.4L II
Canon 35mm 1.4L
Canon 50mm 1.2L
Canon 85mm 1.8
Agora, com Nikon:
Nikon D750 (2 corpos)
Nikon 35mm f/2D
Nikon 85mm f/1.8G
NIKON D750 VS CANON 5D MK III
Meus pros e contras estão baseados na D750. E que fique claro aqui que não sou pago por nenhuma marca. Minha avaliação aqui é livre, espontânea e sem papas na língua.
Em primeiro lugar acho importante mencionar alguns aspectos dessas duas câmeras. A Canon 5D MK III é uma câmera de categoria superior a Nikon D750. Se colocássemos justamente lado a lado, a Nikon D810 seria a candidata correta. Então alguns contras citados para a D750 é por conta de suas limitações de categoria. Talvez os controles no corpo da câmera sejam as limitações principais. Também é importante dizer que a D750 é uma câmera dois anos e meio mais nova que a 5D MK III, por isso com uma vantagem tecnológica. A Canon 5D III completa em março de 2016 quatro anos de vida.
PROS DA D750
Foco
Foco mais rápido e preciso. Fiz vários testes com a D750 + 35 f/2d em condições com quase nenhum ponto de luz e a Nikon se mostrou incrivelmente precisa, mesmo sem usar a luz auxiliar da câmera. Isso realmente faz muita diferença em meu trabalho documental onde busco trabalhar sem interferir na cena com luz artificial.
Surpreendentemente o conjunto Nikon D750 + Nikon 35 f/2d (US$2387) funcionou melhor do que a Canon 5DIII + Canon 35 1.4L (US$3900) no quesito agilidade e precisão de foco em ambientes com muita ou mesmo pouca luz. A melhor lente com precisão de foco da Canon que eu já usei foi a 50mm 1.2L.
Já precisei fotografar uma família praticamente no escuro, com apenas luz de velas porque havia acabado a energia, e essa foi a única lente que eu conseguia focar. Todas as outras não encontravam o foco de jeito nenhum. Quando achava que estava em foco, clicava e na hora de conferir não havia foco em nada.
Eu não gosto de usar a luz auxiliar de foco no meu trabalho documental porque considero uma distração, por isso tenho 100% da dependência de um bom equipamento. Esse é um dos motivos porque também não usava e nem estou usando a famosa Sigma série Art, que apesar de ser uma lente com qualidade ótica incrível, deixa a desejar quando se precisa de foco preciso e rápido em ambientes com pouca luminosidade.
Não quer dizer que seja uma lente ruim, e que fique bem claro isso, mas pra minha necessidade não fazia sentido ter uma boa qualidade e perder o foco quando eu mais precisasse. Pelo menos nesse meu estilo de trabalho, não era pra mim.
Se o foco é lento eu perco o momento. E não há nitidez que vá fazer uma foto ser melhor que um bom momento. Ninguém olha pra uma foto do Bresson e diz, nossa, que foto nítida. Não se trata disso. Pra mim é sempre o momento que importa.
Botão AE-L/AF-L
Botão traseiro de foco AE-L/AF-L é mais confortável por ser mais largo que o botão de foco traseiro da 5D III. Pode parecer algo simples, mas achei interessante colocar todas as minhas percepções sobre cada detalhe técnico e de design.
Peso e Tamanho
O corpo da D750 pesa 750g contra 950g da 5D III. Pra quem permanece 10-12 horas fotografando é significativo.
O tamanho é ligeiramente menor mas para mim tem uma boa pegada. Foi uma questão de costume. Não gosto do uso do grip por acrescentar peso e aumentar o tamanho. Prefiro um equipamento mais discreto. Esse também foi um dos motivos da minha opção por usar a lente 35mm f/2.0D. Compacta e leve sem deixar de ser uma lente rápida no foco e com excelente qualidade ótica.
Wi-Fi e Ajuste do Relógio
Usando o app para smartphone é possível conectar com a câmera e sincronizar a data e hora com o celular via Wi-fi. Isso é bem interessante e mais fácil para se configurar o horário correto do que fazer manualmente. Preciso fazer isso toda vez antes de começar um trabalho porque os relógios dos corpos sempre dão diferença depois de alguns dias.
A possibilidade de enviar uma foto para o celular e já postar nas redes sociais também é algo bem interessante e importante do ponto de vista do marketing.
Seletor de Foco Automático/Manual
O seletor de foco manual/automático é no corpo da câmera, diferente da Canon que é na lente. Quando usado com lentes da série D que tem uma trava para mudar o foco, evito qualquer problema de mudança sem meu consentimento. Na Canon já esbarrei algumas vezes nesse botão que fica na lente e mudou do automático para o manual sem que eu percebesse. Se isso acontece na entrada da noiva é perturbador.
Aparentemente a posição em que essa chave de mudança entre manual e automático fica na D750 não permite que um simples esbarrão mude sem que você perceba e então perca algumas fotos até se dar conta do que aconteceu.
Velocidade de disparo
A D750 é ligeiramente mais rápida com 6.5fps contra 6fps da 5D III.
Qualidade dos arquivos
A latitude dos arquivos RAW foi uma das características que mais me encantou na D750. É possível na pós-produção recuperar nas áreas escuras até 4 pontos sem perder qualidade. As informações estão lá e no processamento do RAW é possível ver tudo isso. O mesmo resultado na 5D III eu conseguiria com apenas 2 pontos.
Isso permite que eu fotografe confortavelmente no modo AV com 1 ponto a menos e em alguns casos com até 2 pontos a menos afim de ter uma boa exposição nas altas luzes e poder recuperar na pós as informações nas baixas luzes. Na minha fotografia de parto tem me ajudado muito por conta das diferenças de exposição na sala de parto, onde na barriga da mãe existe uma luz muito forte e no rosto bem fraca.
Luz Interna do Painel de Controle
Ligar a luz do visor LCD menor, que fica no topo da câmera, é mais fácil de acessar na D750 porque é simplesmente rodar o botão de ligar/desligar. Mais prático do que apertar o botão na Canon e se confundir com outros controles.
Cartão de Memória
Esse é um dos pontos que eu sempre desejei algo melhor na minha 5D III. O disparo de fotos com gravação nos dois slots de SD é aburdamente mais rápido na D750 do que na 5D III que usa slots para cartões de memória CF e SD.
Na Canon eu usava cartões CF da Sandisk de 160MB/s e era sempre muito rápido. Já cheguei a disparar no modo de disparo rápido (6fps) com arquivo em RAW full até 88 fotos sem que a câmera sequer desse um descanso entre os disparos. A grande dificuldade era quando eu usava o SD como backup, aí eu perdia toda a velocidade dos meus Sandisk Extreme Pro. Isso porque a Canon 5DIII tem uma limitação no slot SD que grava a míseros 21MB/s. Então não adianta ter um CF extremamente rápido se você pretende usar o slot SD como backup.
Para poder usar disparos rápidos na 5DIII você não pode considerar usar o SD como backup, caso contrário vai travar no buffer antes mesmo de chegar nos primeiros 8 disparos contínuos. E aqui estou falando de RAW full em ambos os cartões. Essa limitação do slot SD foi algo que eu sempre detestei na 5DIII.
Na Nikon estou usando backup nos dois SDs com RAW full, com dois cartões Sandisk Extreme Pro de 95MB/s. Enquanto na Canon 5DIII eu conseguia gravar no máximo 8 fotos sem travar o disparo por entrar no buffer, na Nikon D750 eu chego a gravar 18 fotos e ainda assim durante o esvaziamento do buffer ela consegue gravar mais de uma foto por segundo. Os dois slots de cartão são rápidos na D750.
Seletor de Velocidade de Disparo
O seletor para escolher a velocidade de disparo na D750 não é um botão digital como na Canon. É um dial analógico que é muito mais intuitivo e de rápido acesso do que um botão. Além disso há um botão que funciona como trava para que você não esbarre e mude de opção por acidente.
Eu não sei porque esses botões analógicos não são tão mais usados. Existem coisas que o digital não substitui. O seletor analógico acaba sendo mais prático e rápido porque é visual e mais fácil do que apertar um botão e procurar entre os modos de disparo único, baixa velocidade, alta velocidades, silencioso, etc.
Escolha da Área da Imagem
Há a possibilidade de fotografar tanto no modo fullframe FX (1.0x) quanto nos modos cropados 1.2x ou DX (1.5x). Isso é bem interessante quando você precisa de uma lente mais fechada e não consegue se aproximar mais. No visor aparece demarcado qual o limite do seu quadro para que você possa compor corretamente. Configurei o botão Fn para acessar o primeiro item do Meu Menu, que é exatamente a Escolha da Área da Imagem.
Configuração da Sensibilidade do ISO
Pra quem usa bastante o modo AV, a D750 traz alguns recursos a mais que considero muito importantes. No meu trabalho documental de família e durante o making of e cerimônia nos casamentos faço praticamente tudo no modo de prioridade de abertura da câmera (A na Nikon e AV na Canon). Isso faz com que eu tenha agilidade nas configurações de fotometria enquanto penso no momento e composição. Basicamente eu deixo a câmera trabalhar por mim sem que eu perca o controle do que quero. O modo M (Manual) uso apenas quando preciso de uma configuração específica ou vou trabalhar com flash na recepção. O flash também trabalho 100% no manual.
Pra isso eu defino o modo AV e configuro o ISO no automático. Mas só isso não basta. Se você não tiver configurado um mínimo e máximo de operação do ISO automático assim como a velocidade mínima que a câmera deve operar, os resultados poderão ser desastrosos porque a câmera vai buscar sempre um ISO e velocidade menor. Fotografar com velocidade abaixo de 1/60 é perigoso e dependendo da lente que você estiver usando vai tremer tudo.
Com o ISO no automático eu configuro o mínimo e máximo que a câmera deve trabalhar. Na D750 e 5DIII é de 100 a 12800. Cada câmera terá um limite aceitável de ruído e na minha opinião dessas duas câmeras esses são eles.
Mas a grande vantagem da Nikon é que a velocidade mínima de disparo tem mais opções de configuração do que na Canon 5D MKIII, que tem entre as velocidades 1/60s e 1/250s apenas o 1/125s, que era a minha opção quando estava com ela. A D750 traz opções graduais de velocidades, onde posso escolher dentre todas as opções de velocidade que a câmera já oferece no modo manual. Comparando lado a lado, entre as velocidades 1/60s e 1/250s eu tenho na D750 1/80s, 1/100s, 1/125s, 1/160s e 1/200s. Muito mais opções de personalização.
Estou usando 1/160s na D750.
Tela LCD
Ter uma tela LCD articulável ajuda bastante e evita que eu precise estar esparramado no chão buscando um melhor ângulo. Muito mais conforto para fotografar em casos onde eu precise abaixar ou fotografar mais do alto.
CONTRAS
Botão ISO
Os controles para acesso ao ISO não me agradaram. Quando aperto o botão do ISO, a tela LCD liga automaticamente. Isso me atrapalha por conta da iluminação, além de consumir mais bateria. É desnecessário visto que tenho o controle dentro do visor ocular. Faltou um sensor para detectar o rosto próximo da câmera ou uma opção para se desligar no menu.
Uma atualização de firmware resolveria o problema incluindo uma opção para desligar definitivamente e o controle ser apenas pelo visor. O botão rec foi alterado para configurar o ISO e ajuda bastante para não confundir com os botões do lado da tela LCD que são muitos.
Se o botão de disparo estiver pressionado ao mesmo tempo que o botão do ISO, o display do LCD não liga e é possível fazer os ajustes normalmente pelo visor ocular. Por enquanto é a única alternativa que encontrei.
Botão Joystick
O botão joystick que fica atrás da câmera e permite definir o ponto de foco não é tão bom quanto da 5D III. Apesar de não ser uma configuração padrão da Canon, esse joystick quando configurado para essa função trazia um rápido acesso aos pontos focais da câmera. Talvez por ele ser menor facilitava essa seleção.
Na D750 esse joystick tem no meio um botão OK. Quando apertado o botão OK o ponto de foco vai para o centro, como na MK III, mas ao apertar novamente não volta para o ponto focal anterior. Eu usava isso na MKIII e era bem útil.
Disparo Silencioso
O disparo da D750 é mais suave, porém o modo silencioso está longe de ser silencioso. Atrapalha na fotografia documental de família, principalmente com bebês. O silencioso que eu tinha na 5DIII era muito mais discreto. Quando fotografo bebês dormindo eles se assustam com o disparo. Minha alternativa vai ser fotografar com uma mirrorless nesse momento.
Menu
Pode ser costume meu, mas achei o menu da Nikon confuso. A Canon possui um menu mais intuitivo com imagens que já nos dizem o que é cada coisa. Já consigo encontrar praticamente tudo e estou adaptado, mas sinto falta de algo mais bonitinho.
Há uma opção chamada Salvar/Carregar Configurações, que permite que você configure uma câmera de uma forma e copie essas configurações para a outra. Uma mão na roda até para deixar como backup.
Flash
O que eu pensei que seria o máximo da Nikon, o que sempre ouvi dos flashes dessa marca, foi decepcionante. Digo isso porque usando a 5DIII eu tinha todos os controles do meu flash no próprio menu da câmera. E como uso flash off câmera com um assistente ou tripé segurando o flash, essa praticidade de ter tudo na mão facilitava muito.
Com a Nikon D750 eu não tenho mais os controles no menu da câmera e tenho que partir para rádios que me forneçam esse recurso. O que testei até o momento, o YN-622-TX com um YN-622N, não me agradou muito. Os controles são muito limitados e nem sempre tenho 100% de eficácia no disparo. Aparentemente o flash 580EXII e 600 EX RT eram mais fortes. Não cheguei a testar com o fotômetro, foi apenas uma percepção de resultado com a mesma potência que eu usava na Canon e agora preciso colocar um pouco mais forte na Nikon. Na Canon funcionava muito bem os rádios Yongnuo mais simples com apenas dois YN-622C, um no corpo e outro no flash.
CANON OU NIKON? CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não acredito que vá existir uma câmera 100% e que atenda sempre em todos os requisitos porque cada fotógrafo tem uma experiência, costume e necessidades diferentes. A grande questão é o que a câmera oferece na questão técnica e personalização para atender a cada tipo de fotógrafo. Pra mim hoje a D750 é a câmera perfeita para o meu tipo de trabalho na fotografia documental.
O que eu mais gostei na D750 foi a precisão e rapidez de foco. Feliz por saber que meu aproveitamento será ainda maior daqui pra frente.
Algumas fotos que fiz na fotografia documental de família e parto com a Nikon D750.
E você, o que achou? Comente abaixo e compartilhe comigo.
MINHAS CONFIGURAÇÕES PERSONALIZADAS
Veja nesse artigo as minhas configurações personalizadas da D750 e como usar na sua câmera.
Fala Renato
Tudo bem irmão??
Belíssima resenha sobre a Nikon. Melhor do que assistir a 100 reviews na internet… Rsrsrs
Então…. Gostaria de ver uma resenha sobre a Fuji XPro2 que está usando. Já uso Fuji Xt1 há 1 ano e esta semana comprei uma XPro2.
Quais são suas considerações ?
Forte abraço
Alair e Paula Brum
Renato, tem alguma coisa a dizer sobre esses problemas com a D750 que constantemente tem sido reportados pelo mundo afora?
Hoje mesmo li uma matéria sobre outro problema, que faz a câmera travar e só voltar depois de retirar e colocar a bateria de volta.
Você tem experimentado algum tipo de dificuldade com o modelo nesse sentido?
Oi Renan! Até o momento não tive nenhum deles. 🙂
Renato, ótimo o seu parecer, sou nikon mas qdo chegou a hora de trocar a d610 considerei seriamente ir pra canon mk3, desisti por preguiça de vender tudo!
Interessante também vc ter optado pela 35mm f2, tenho essa lente e adoro, mas ela frequentemente é menosprezada pelos companheiros rsrs.
A única coisa que vou discordar de vc é sobre o seletor de af… infelizmente não é impossível de vez em quando esbarrar nele e passar o foco pra manual sem querer, passei por isso algumas vezes já. Nas outras nikons não tive isso, mas essa é a primeira q estou usando sem grip, talvez seja por isso…
Ótimo texto!
Obrigado por comentar Emerson! Talvez o seletor pra mim tenha funcionado melhor que na MK III da Canon. Grande abraço
Excelente comparativo.
Sou Canon, mas iniciei a vida na Nikon. Passa pela cabeça quase todos os dias em voltar pra Nikon. HAHAHA
Confesso que é difícil, mesmo sabendo de inúmeros benefícios. O que não me faz trocar de vez é o Menu, como você mesmo sitou (pra mim é uma bosta de Menu haha) e os botões por toda ela. A Canon nessa parte entende bem o usuário. 🙂
Quem sabe um dia…
Valeu pelo texto man!
Ricardo, não se prenda pelo menu. Essa é a parte mais simples de se acostumar. Eu acabei colocando no meu review porque quis explorar as diferenças entre as duas. Vai com tudo!
Rapaz ,Parabens ,pelos seus ensinamentos,opinioes e sobretudo pelo seu trabalho,realmente hoje existe uma infinidade tao grande de cameras e cada uma destas duas marcas sempre trazendo novidades para nos apaixonarmos ainda mais por essa arte da fotografia,sem contar as que correm por fora como Sony ,etc eu ainda nao cheguei neste nivel que vc se encontra mas vivo fazendo experiencias com as 2 marcas logico num nível digamos de entrada que estou ainda perto das suas,Possuo Nikon D-200/D-300 E D-7000, amo estas duas com lente 17-50 2.8, brinco bastante.Ma sgostei demais da Canon e olhe que comecei com uma Canon T-3i,ai fui comprando outras so para brincar ,e conhecer melhor 2-D ,30_d ate que consegui finalmente a 7-D esta creio foi a melhor camera que consegui ate agora dentro das minhas humildes possibilidades financeiras,ai agora estou tentando conseguir lentes pra ela comecei com uma 50mm1.8.comprei uma sigma 24-70 2.8 e estou gostando dos resultados logico sei que as lentes Canon sao infinitamente melhores mas ainda nao consigo fazer trabalhos que possa adquiri-las .portanto enquanto isso e muito bom a EXPERIÊNCIA DE PROFISSIONAIS como voce que alias sao bem poucos que tem essa humildade..de relatar suas experiencias com detalhes .Obrigado…creio que o Sena nao teria sido o mito nem o Genio que foi se nao tivesse tido pessoas a quem seguir e aprender com suas experiências…
Oi Renato vc abusa do ISO altos
Como vc disse o que importa não é a nitidez mas sim o momento gostei disso
Eu me importo tanto com a qualidade que às vezes me falta isso
Valeu
Eu sonho com a D750!
Eu ainda não tenho um volume de trabalho que pague os custos dela. Estou trabalhando essa parte, para adquiri-la o mais rápido possível.
Eu gosto de encontrar outros fotógrafos que utilizam o botão traseiro para fazer o foco. Eu li sobre isso em um site estrangeiro, resolvi experimentar e nunca mais foquei utilizando o botão disparador!!!
Alguns colegas fotógrafos meio “cabeça dura” me chamam de louco por fazer diferente….rs
Ótimo texto. Abraço!
Renato, que texto heim!!! Essa publicação abriu muito minha visão. Estou economizando uma grana pra comprar uma MKIII e falar em trocar essa Canon por uma Nikon D750, de cara me deixou bem desnimado com meu plano, mas à medida que fui lendo mais, fuii entendendo o ponto de vista. Realmente as vantagens da D750 frente à MKIII são notáveis, afinal a data de lançamento com diferença de 02 anos influencia muito! Acho que ainda quero muito a 5D MKIII, especialmente depois de saber dos contras da D750 como botão do ISO, disparo “silencioso”, botão Joystick e menu (o menu da Nikon eu ja sei que não gosto e gosto muito do menu da Canon). Mas pelo menos entendo melhor o que posso esperar e não esperar da 5D. Bem como diminuir impressões ruins de uma Nikon por não ser a equivalente da marca rival.
Renato, quais lentes mais você usa?
Uso basicamente a 35mm e 85mm.
Muito bom este site seu, esta de Parabéns, bem explicativo. Agora decidi qual câmera comprar tbm, depois de ler os seus artigos e ver suas fotos. Minha próxima camera D 750
Renato, tenho aqui uma 5DM3, mas estou desesperado para pegar uma D810. Sei que não é a ideal pra casamentos, devido ao tamanho de arquivo, mas contornavel. Gosto muito da marca Nikon, que foi o começar da coisa, e deixar a 5DM3 dá um dó danado, enfim mas quero muito ela. Acredito ser superior e mais nova (defasagem) que a 5DM3. Que acha vou em frente? ou não?
Renato situação semelhante. Tenho aqui uma 5DM3 e estou doido pra pegar uma Nikon D810. Fotografo casamentos. Sei que a mais indicada seria substitui-la pela D750, mas prefiro a 810. Acha ela bem melhor que a Mark 3? acha que será muita loucura essa troca?. O que pesa também e a defasagem pois s 810 e mais nova e uma vida mais longa, tem menos anos. Sei que o tamanho dos arquivos exigirão mais espaços etc, porem contornáveis em pro de uma super maquina. Que me diz Renato.
Renato, estou procurando uma resposta sobre uma duvida que tenho da minha D750, ao ver esse artigo no google, comecei a ler, e fiquei feliz que seja você, conheci seu trabalho recentemente no IndRoadShow em Sao Paulo, e fiquei fa!
Vamos a pergunta, eu tenho uma d750 ja faz dois anos, e sempre tive dificuldade para usar luzes de LED com ela, as vezes em estúdio, as vezes em casamento, as vezes a própria iluminação de canhões de luzes em casamentos, deixam a pele das pessoas esverdeadas. Eu tenho um 5DIII aqui, e usamos muito lanternas de LED para fazer retratos, e a leitura com a D750, simplesmente não fica NADA boa, deixa a pele com tons verdes muito nítidos.
Sempre que eu vou a feiras e congressos eu encontro outros usuários da nikon, e sempre pergunto, e nesse mesma palestra da IndRoad Showw , fiz a mesma pergunta para o Rodrigo Lana, ele disse que nunca notou isso, e que talvez minha câmera estivesse com defeito, que eu nunca havia pensado nisso antes, sempre achei que eu não estava configurando direito ou algo do tipo, mas gostaria muito de saber se você ja notou algo assim na sua câmera.
Minha próxima parada vai ser em uma assistência técnica. Mas não sei mais o que faço par não ter esses tons verdes tão indesejados.
Obrigada
Livia
Oi Livia!
Eu realmente não notei isso em minha câmera. O que eu sugiro que você faça é que compare com algum colega que tenha a mesma câmera fotografando na mesma situação de luz. Outra alternativa é levar em uma assistência técnica. Eu indico a autorizada da Nikon ou a Portssar em São Paulo.
Abraços e boa sorte!
O pessoal descobriu a D750 dois anos depois de mim. Já havia tido que ela batida com facilidade, claro, é um projeto ligeiramente mais recente, batia a Mark III, 6D e até algumas mais recentes.
Latitude dela é assustadora, foco preciso que não dá nem de acreditar tem hora que cravou e vai conferir, tá cravado.
Realmente, Nikon está bastante na frente desde que saiu esta belezinha. Minha região era dominada por Canon, hoje, vários fotógrafos daqui estão com Nikon D750. Não é atoa uma mudança tão brusca.
Parabéns pela postagem!
Oq mais me deixa com a pulga atrás da orelha eh a questão das cores entre Canon x Nikon… São muito poucos os fotógrafos que usam Nikon e o trabalho me agrada por causa da coloração das fotos… Sei que vai muito do como o cérebro de cada um interpreta as coisas, mas queria saber de vc se sentiu essa diferença ao trocar.
Abraços!
Eu adorei as cores da Nikon e ainda mais as da Fuji!
Migrei de Canon para Nikon e não me arrependo nenhum pouco, não vou cuspir no prato que comi mas não volto a usar Canon (a não ser com patrocínio hahahah ).
Parabéns, muito boa a matéria.
Olá Renato, parabéns pelo texto, acredito que numa síntese vc resumiu bem o que penso. Já trabalhei com Canon, mas existe algo na imagem da Nikon e o jeito que ela funciona que me favorece e que realmente faz todo o sentido continuar com essa marca. Tenho uma D700, anterior a sua, gosto muito dela e mesmo já tendo alguns anos, não me vejo sem ela rs. Abraços e excelente trabalho!
Embora seja um leigo no assunto, meu hobby é a fotografia. E tive o prazer de “pular” de uma D90, para esse verdadeiro “sonho” que é a D750. Fiquei com essa joia por apenas dois meses, Uma tarde, fiz a estupidez de fotografar na praia, (Praia do Rosa em SC), com a água pelo joelho! Em instantes uma onda me jogou para baixo d’água, e a máquina ficou por alguns poucos segundos submersa! Foi o suficiente para que ficasse totalmente danificada, sendo possível apenas recuperar a lente. Acabei perdendo tudo! “Choro” até hoje (vai fazer dois anos).
Esse post está fazendo 7 anos. E a proliferação de mirro less agora em 2023 é bem grande. Vc continua com a D750 ou tmb debandou para as mirro less ( silenciosas, detecção facial, leveza x gasto maior de bateria, mais caras… ) com suas vantagens e desvantagens?
Vou te falar que ainda tem muita gente usando Mark 3 e Nikon D750.
Eu mesmo vou comprar uma Canon RP e tenho hoje uma Mark 3
Gosto muito das imagens da D750. Um amigo meu as vezes faz freelancer pra mim e tem uma D750 e uma Z5. A D750 ainda tem uma qualidade absurda. Recupera as sombras muito bem. Coisa que a Mark 3 não faz.
Eu tava até pensando em pegar uma Canon RP e uma Nikon D750 mas penso em ter dois sistemas com lentes diferentes é meio chato.